Espiritualidade no Facebook

A espiritualidade estaria ganhando nova feição no Facebook?
     
Frases intensas, cheias de devoção. 
     
Testemunhos eloquentes. Imagens impressionantes e frases bem elaboradas.           
     
Milhares de pessoas curtindo e compartilhando. Católicos, evangélicos e diversas outras confissões, se conhecem,  relacionam-se e expressam sua crença sem pudor, e com extrema liberdade.
     
A espiritualidade estaria ganhando uma nova expressão no Facebook? Não sei.
     
Muita gente que posta uma frase de cunho religioso, é capaz de postar outra "nada a ver" minutos depois. Se uma pessoa fizer alguns "posts" religiosos, não significa que esteja ligada a uma religião. Do jeito que a coisa anda, é possível criar uma religião particular,  como quem monta um prato no "self-service". No Face, isso ficou ainda mais fácil.
     
Por outro lado, algumas comunidades sérias estão surgindo e fazendo girar ao redor de si, pessoas com uma certa coerência. Digo "certa coerência" pois não conseguimos ver muita coerência nos frequentadores do Face.
     
Mas acredito que possa haver vida inteligente no Face. Sim, por incrível que pareça! Vejo em alguns frequentadores constância, conteúdo, capacidade de falar verdades  de modo criativo e dinâmico. Mas isso é bem raro. É possível passar uma semana, ou até mais, sem ter algo que valha a pena parar e pensar.
     
Mas o que mais me preocupa é que o Face possa ser um dreno da verdadeira espiritualidade ao invés de implementá-la. Ficar no computador tempo demais, pode ser danoso. É como mexer no lixo. Depois de muito tempo "fuçando"  podemos até encontrar um colar de 60 mil reais, mas vamos sujar as mãos, com certeza.
     
Expresse sua espiritualidade em oração secreta com o Pai. Pratique a caridade, a gentileza, a gratidão. Medite na Palavra diariamente. Comungue com pessoas que compartilham de sua fé e faça isso pessoalmente.
     
Que suas passagens pelo Face sejam para compartilhar o que você recebe no cultivo de uma espiritualidade que acontece no mundo real, no dia-a-dia com Deus e no contato frente a frente com as pessoas.
     
Podemos encontrar Deus no Face? Não sei, mas a Face de Deus se revela àqueles que o buscam.
 
(Salmo 34:18 - 145:18)
Sérgio Marcos - Observatório

INSTAGRAM FEED

@soratemplates