O que é voto consciente?

     
     A Igreja Vida em Cristo, como instituição, nunca "fechou" com candidatos ou  partidos políticos. Não acreditamos que é papel da igreja filiar-se à política partidária. A política em si, sim, pois somos seres políticos, porém o partidarismo não faz parte da missão da igreja.

     No entanto, não nos privamos de orientar nosso membros e simpatizantes ao voto consciente. É dever da igreja lutar pela justiça e pela verdade, fazer frente aos abusos, à corrupção, ao desmando, ao autoritarismo, mas jamais por meios partidários e sim pelo livre exercício da cidadania que inclui o voto consciente.

     O que vem a ser "voto consciente"? 
     É o voto pelo livre exercício da cidadania, sem amarrações, sem conchavos, sem a "cervejinha", sem a "caixinha". O voto consciente funciona mais ou menso assim: se você está satisfeito com o atual governo, apoie os candidatos do governo. Se você não está, e deseja mudança, vote em candidatos de oposição, que propõe as mudanças que você gostaria de ver no futuro governo. 

     O voto consciente é também altruísta. Votar pensando apenas em si, ignorando a coletividade não é voto consciente. O brasileiro precisa aprender a votar pensando no Brasil, e isso inclui este imenso país com sua diversidade étnica, sua riqueza cultural e a condição dos menos favorecidos. 

     Além disso, voto consciente requer conhecimento da história do candidato, suas atuais condições para exercer um mandato e suas propostas. O horário político pode ser "chato" mas é necessário para sabermos quem são os candidatos e o que propõe. Mesmo sabendo que muito do que dizer é blá, blá, blá, recheado de "promessas de campanha"  não ouvi-los pode ser pior. As grandes redes de TV aberta promovem debates interessantes e mesmo não gostando de política, precisamos a eles atentar.

     Em quem vou votar?
     Bem, em não posso dizer isso agora. Mas minhas escolhas já estão feitas. Meditei nisso, e procurei seguir o que acredito ser "voto consciente". No próximo domingo irei as urnas cumprir meu dever de cidadão a ajudar o Brasil e ser um país mais justo, mais honesto e mais atento aos menos favorecidos, com políticas limpas, sem programas eleitoreiros, a caminho da ordem e do progresso.

sergiomarcosmevec@gmail.com 

INSTAGRAM FEED

@soratemplates